quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CAPA

CHICO XAVIER
O calvário do senhor dos espíritos - CONTINUAÇÃO

Arquivo Pessoal
Chico Xavier é sucesso editorial. Psicografou 418 livros e vendeu mais de 30 milhões de exemplares
FENÔMENO EDITORIAL Tanta confusão tem sua razão. Chico Xavier é um fenômeno da fé brasileira. E também editorial. Psicografou 418 livros, ou seja, escreveu cada linha baseado em mensagens ditadas por mortos, segundo os espíritas. Já ultrapassou a casa dos 30 milhões de exemplares vendidos, segundo estimativas do mercado editorial. Na ponta do lápis, equivale dizer que as vendas dos livros teriam movimentado R$ 300 milhões em sua vida, já que a média de preço por exemplar é de R$ 10,00.
O mais vendido até hoje é Nosso Lar, que ultrapassou a casa dos 2 milhões de exemplares vendidos. “Só na minha editora, publiquei 76 livros de Chico Xavier”, conta Francisco Galves, 76 anos, dono da editora Cultura Espírita União, em São Paulo. A editora não é uma empresa tradicional. Parte do que é faturado pelas vendas dos livros do médium é utilizada para manter obras sociais como creches, cursos profissionalizantes e distribuição de roupas e alimentos nos centros espíritas. “Os direitos autorais de todos os livros do Chico foram doados para inúmeros centros espíritas de todo o País”, conclui Galves.
Felipe Barra
Eurípedes Tahan Vieira, médico e amigo há 25 anos
Durante todas essas décadas, Chico Xavier sempre foi presenteado com doações que vão de dinheiro de pequeno valor a carros zero quilômetro. “Eu já vi o Chico devolver um Landau novo nos anos 70, em Santos”, conta Nena Galves, 73 anos, amiga e seguidora do médium. “Ele disse, gentilmente, ao senhor dono do automóvel: ‘Guarde o carro e vá usando, um dia venho para darmos uma volta’.”
Esse é seu estilo. O médium não tem um tostão. Até a casa onde mora com o filho em Uberaba foi doada em cartório para Eurípedes. “Chico não tem nada, tudo que conseguiu na vida doou para centros espíritas”, afirma Nestor Masotti, presidente da Federação Espírita Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário