sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Corpo de Chico Xavier é velado em Uberaba (MG)

da Folha Online
da Agência Folha

O corpo do líder espírita Chico Xavier, que morreu ontem aos 92 anos, é velado na Casa da Prece, em Uberaba (MG), instituição religiosa onde ele prestava atendimentos espirituais.


O mineiro Francisco Cândido Xavier morreu na noite de ontem. O coração do religioso parou de bater por volta das 19h30, quando ele estava na sua casa, no bairro Parque das Américas.

Atendendo a um pedido do líder espírita, seu corpo será velado por dois dias. Pelo menos 2.000 pessoas deverão comparecer ao velório.

O enterro ocorrerá amanhã, no cemitério São João Batista, também em Uberaba.

Segundo o médico do religioso, Eurípedes Tahan Vieira, Chico Xavier sofreu "uma parada cardíaca, sem sofrimento, sem dor e sem nenhum aviso prévio".

O dia de ontem do religioso tinha sido como os demais. Ele acordou cedo, fez orações e tomou o café da manhã normalmente. Conversou com familiares e descansou. Não assistiu à partida da seleção brasileira, mas quis saber o resultado após o final do jogo.

Chico Xavier deitou-se para dormir no horário habitual. Às 19h20, foi para a cama e, como de costume, ergueu as mãos para o alto e rezou. Morreu cerca de dez minutos depois.

Chico Xavier foi o líderes espíritas mais conhecido e procurado do país. Estima-se que cerca de 2,34 milhões de brasileiros são adeptos do espiritismo.

Era comum haver peregrinações à Casa da Prece sempre que ele atendia o público, mas as consultas eram cada vez mais raras, em razão sua idade e da saúde debilitada.

Mesmo assim, ele gostava de dar atendimentos, principalmente nos finais de semana.

Nos últimos anos, Chico Xavier enfrentou vários problemas de saúde. Estava cego de um dos olhos e tinha dificuldade para andar. No ano passado, esteve internado por causa de uma pneumonia. Depois disso, segundo o médico, ele melhorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário