sábado, 19 de janeiro de 2013

Morte de Chico Xavier completa dez anos neste sábado (30)



Chico Xavier morreu aos 92 anos, em 30 de junho de 2002
Neste sábado (30), a morte do líder espírita Chico Xavier completa dez anos e, em Uberaba, a cerca de 110 km de Uberlândia, cidade onde o médium desenvolveu a maior parte do seu trabalho de caridade e está enterrado, várias atividades estão programadas para celebrar a data.
Hoje à noite, a Aliança Municipal Espírita de Uberaba promove o evento “10 anos de saudade de Chico Xavier”, com uma palestra sobre a vida e as obras do médium, às 19h30. Entre os convidados, está Oceano Vieira de Melo, um dos produtores do filme “E a Vida Continua…”, adaptado do livro homônimo de André Luiz, psicografado pelo médium.
Amanhã, às 9h30, haverá prece e visitação ao túmulo de Chico Xavier, cujo corpo está enterrado na quadra O, número 623, do Cemitério São João Batista. De acordo com o administrador do cemitério, Jamir Messias de Freitas, durante todo o ano, o local recebe milhares de visitantes e, nessa semana, não foi diferente. “O fluxo de gente é sempre muito grande, isso não acontece apenas na semana ou no dia da morte de Chico Xavier. Vem muita gente de excursão o ano todo. É muito gostoso visitar o túmulo. Traz uma paz e todos que o visitam sentem isso”, disso.
Ainda no sábado, à tarde, haverá culto e entrega de alimentos no Grupo Assistencial Chico Xavier. À noite, no grupo Espírita da Prece, acontece o encerramento das celebrações, com o lançamento de uma revista comemorativa na avenida João 23, 1469, Parque das Américas.

Chico Xavier

Francisco Cândido Xavier nasceu no dia 2 de abril de 1910, em Pedro Leopoldo (MG). Filho de família humilde, ficou órfão de mãe aos 5 anos. Quando adulto, trabalhou como servidor público do Ministério da Agricultura.
O primeiro livro de Chico Xavier, “Parnaso de Além-Túmulo” foi publicado em julho de 1932. Na década de 50, ele já tinha mais de 50 obras psicografadas. Durante toda a sua vida, escrever mais de 400 livros, cujos direitos autorais e lucro com a venda sempre foram revertidos a entidades assistenciais.
Chico Xavier mudou-se para Uberaba em 1959, onde iniciou a peregrinação a lares carentes e deu continuidade ao seu trabalho mediúnico, sob a orientação de seu mentor espiritual Emmanuel.
Com Chico Xavier, Uberaba tornou-se polo de visitação para pessoas de todo o país. Além do túmulo do médium, na cidade também está o Instituto Chico Xavier, que conserva a memória do líder espírita. O médium morreu aos 92 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário