sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Morre, aos 92 anos, o médium Chico Xavier

O médium Francisco Cândido Xavier morreu, ontem à noite, em Uberaba (MG), aos 92 anos. Chico Xavier foi encontrado morto às 20 horas, pelo seu filho adotivo Eurípedes Humberto, vítima de uma parada cardíaca. O médium era o mais conhecido espírita do País, tendo sido consultado por milhares de pessoas em busca de conforto espiritual, muitas delas famosas, ao longo da vida dedicada aos carentes.
   A Polícia Militar estima que cerca de 200 mil pessoas compareçam ao velório. Ruas da vizinhança do Centro Espírita Casa da Prece, em Uberaba, foram interditadas. O horário e o local do velório não haviam sido divulgados até as 23 horas.
   Chico Xavier vinha lutando há anos contra sérios problemas cardíacos e pulmonares. Devido à idade avançada, as complicações vinham se agravando. Foi internado várias vezes. Ele ficou quase dois anos sem fazer o que mais gostava: atender o público no Centro Espírita Casa da Prece. Um templo onde Chico recebia mensagens daqueles que estavam em “outros níveis de vida”.
   Ultimamente, retornou aos trabalhos e, apesar das dificuldades para caminhar, não faltava às reuniões de sábado à noite, nem esquecia o sorriso para todos e o conhecido beijo na mão, em agradecimento pela visita.
   Mensagens – Autor de cerca de 500 livros psicografados, Chico Xavier começou a receber mensagens em 1927. No ano seguinte, soube qual seria sua missão. Dona Carmen Perácico teve uma visão em janeiro: uma chuva de livros caía sobre a cabeça do jovem. “Eu não tinha qualquer pensamento a respeito do assunto e, não tendo ouvido bem a palavra livros, protestei, alegando que não merecia, de modo algum, que os espíritos protetores me trouxessem lírios”, disse Chico a dona Carmen.
   Esclarecido o equívoco, continuou sua tarefa.Em 1931, houve o seu primeiro encontro com o espírito Emmanuel, que já o orientava. Chico rezava às margens de um açude quando viu uma cruz muito bonita e seu protetor. Com o passar dos anos, esse espírito estabeleceu com Chico uma parceria.
   Em 1932, era lançado o primeiro livro recebido por Chico: Parnaso de além-túmulo, com poemas de 38 poetas mortos, em 400 páginas em estilo muito parecido com o dos grandes poetas como Olavo Bilac e Castro Alves. O médium explicou que recebeu todos os poemas espontaneamente: “Sempre senti que uma vigorosa mão impulsionava a minha”.
   Outro espírito, André Luiz, que havia sido um médico brasileiro, transmitiu Chico uma série de obras. Num dos livros, descreve Nosso Lar, uma cidade do mundo dos espíritos.
   A partir daí, foram dezenas de outros escritos: mensagens, romances, releituras dos Evangelhos e estudos filosóficos e científicos que lhe seriam ditados por diversos espíritos-escritores. Xavier mudou-se para Uberaba em 1959, quando a fama de líder espiritual já se espalhara pelo País e até no exterior.
   Na cidade do Triângulo Mineiro, o médium fundou uma comunidade espírita-cristã e, paralelamente às constantes visitas que fazia a pessoas pobres, iniciou suas obras sociais. Xavier inaugurou duas entidades – as associações Casa da Prece e Casa da Paz –, cuja administração foi entregue, nos anos 90, ao filho adotivo Eurípedes Reis. Reis passou a viver com a empresária paulista Christine Schulz e, juntos, criaram uma empresa para cuidar do lançamento de produtos ligados à imagem do médium, como livros, camisetas e CDs. Os dois foram investigados pelo Ministério Público sob suspeita de irregularidades.
   As duas entidades mantém distribuição de centenas de cestas básicas todas as semanas à população carente de Uberaba. O material era comprado com dinheiro de doações.

fonte:Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário