sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Moradores de Uberaba preparam túmulo de Chico Xavier para centenário

Cidade mineira deve receber várias caravanas de admiradores do médium.
Cinebiografia estreia nesta sexta-feira (2) em todo o país.
Glauco Araújo Do G1, em Uberaba (MG)

Os moradores de Uberaba (MG) fazem mutirão para preparar o jazigo de Chico Xavier, no Cemitério São João Batista, para a celebração do centenário de nascimento do médium, nesta sexta-feira (2). São esperadas várias caravanas, de todo o país, para acompanhar a cerimônia em homenagem ao médium. Uma prece será realizada no local por volta das 9h. Chico Xavier morreu em 30 de junho de 2002.

A florista Isolina Aparecida Silva, 63 anos, participa ativamente dos preparativos para a oração. "Cuido do jazigo e do túmulo dele desde o terceiro dia de sua morte. Venho quatro dias por semana para cuidar do espaço. Vou fazer isso até ter forças, ou melhor, vou continuar a cuidar de Chico até depois de morta."


Foto: Glauco Araújo/G1

Jazigo de Chico Xavier, em Uberaba, recebe flores na véspera do centenário  (Foto: Glauco Araújo/G1)

Isolina lembra com carinho da presença de Chico Xavier, em vida, na cidade de Uberaba. "Eu gostava e ainda gosto muito de Chico. Sempre mandava flores para a casa dele e ele me mandava uma flor de volta. Guardava todas elas, mas uma, em especial, entreguei a um piloto de avião, que acabou levando a flor para o túmulo de Alan Kardec, em Paris."

A florista disse que a visitação ao túmulo de Chico Xavier será especial nesta sexta-feira por causa do centenário de nascimento do médium. "Sempre tem gente aqui durante o ano todo. No aniversário dele, em 2009, muitas caravanas vieram para cá, mas desta vez acho que terá mais gente."

Isolina ainda distribui mensagens e preces escritas por Chico Xavier para as pessoas que compram flores em sua barraca, que fica na frente da entrada do cemitério, ou para os pedestres que caminham pela região.


Foto: Glauco Araújo/G1

Dona Isolina Aparecida Silva cuida do túmulo de Chico Xavier desde julho de 2002 (Foto: Glauco Araújo/G1)

Durante a tarde desta quinta-feira (1º), uma equipe de funcionários do cemitério varreu e limpou os corredores próximos ao túmulo do médium. Apesar da pouca visitação ao local na véspera do centenário, Isolina disse que o cemitério recebeu muitas caravanas com seguidores de Chico Xavier no fim de semana passado. "Vieram muitas pessoas, principalmente de São Paulo."

"Fazemos isso todo ano e com muito gosto. Gostamos de deixar o lugar bonito para quem vem visitá-lo", disse uma das faxineiras, que cantarolava uma prece enquanto varria o espaço em frente ao túmulo de Chico Xavier.

Foi a calma desta quinta-feira que fez Patrícia Miranda, 40 anos, aceitar o convite de sua funcionária, Zilda, para visitar o túmulo. "Não virei amanhã [sexta] por causa da quantidade de pessoas que estarão aqui. Eu acompanhei a comoção da morte dele. Em Uberaba, todo mundo é espírita e católico ao mesmo tempo. Isso é fruto da caridade dele em vida. A paz era sempre muito boa na casa de prece de Chico."


Foto: Glauco Araújo/G1

Patrícia Miranda visitou o túmulo pela primeira vez na véspera do centenário de Chico Xavier (Foto: Glauco Araújo/G1)

O Museu Chico Xavier, construído nas dependências da casa onde morou o médium, em Uberaba, também está recebendo turistas e visitas de admiradores do espírita. No local é possível ver de perto as máquinas de escrever usadas por ele, as roupas mantidas em um armário no imóvel, a coleção de boinas, condecorações e diplomas de honra e mérito que ele recebeu em vida, além de várias fotos tiradas com celebridades e anônimos, que ilustram a maior parte das paredes da casa.

Na parte da frente, uma pequena e entitulada Biblioteca Francisco Cândico Xavier funciona, na verdade, como uma livraria. Os turistas que visitam o lugar podem levar para casa desde adesivos, como livros, fotos, pratos com o rosto do médium pintado, além de CDs e DVDs de músicas e documentários sobre Chico.

Nas telas do cinema
A cinebiografia de "Chico Xavier" estreia nos cinemas nesta sexta-feira. O filme, dirigido por Daniel Filho, mostra a história do médium mineiro, da infância à maturidade.

O longa já foi exibido preliminarmente em Paulínia (SP), onde cerca de 40% das cenas foram rodadas, e em Pedro Leopoldo (MG), cidade natal do médium Chico Xavier.

Um comentário:

  1. Ao mesmo tempo admirável, o grande afeto e a procura das pessoas ainda hoje por Chico mostra o quanto ainda somos dependentes de grandes líderes espirituais, religiosos, políticos, dentre outros. Ainda não somos capazes de assimilar as grandes obras de terceiros e transformá-las em exemplos de mudança para nossas vidas. Preferimos, infelizmente, correr à estátua do santo como se esta pudesse nos responder as questões e nos aliviar as angústias. Mas se assim ainda é o Mundo, devo ao menos aplaudir o afeto que as pessoas demonstram pelo saudoso Chico Xavier. Deus nos abençoe a todos.

    ResponderExcluir