domingo, 20 de janeiro de 2013

Roteiro Chico Xavier em Pedro Leopoldo


Da casa em que ele psicografou pela primeira vez ao a�ude em que costumava ler, conhe�a os lugares que carregam as marcas da vida de Chico Xavier em sua cidada natal
Fernanda Castello Branco, especial para o iG
Localizada na regi�o metropolitana de Belo Horizonte, Pedro Leopoldo fica a apenas 46 quil�metros da capital mineira. Foi nessa pequena cidade de cerca de 60 mil habitantes que nasceu, em 1910, Francisco C�ndido Xavier.

Muita gente associa a imagem do m�dium a Uberaba, mas foi em Pedro Leopoldo que ele viveu at� os 47 anos. Tamb�m foi l� que ele teve suas primeiras experi�ncias medi�nicas. Segundo o curador da Casa de Chico Xavier na cidade, H�lcio Marques, o m�dium afirmava que a cidade natal era sua m�e, enquanto Uberaba era uma tia.

O que visitar na cidade
Confira o mapa com todos os lugares indicados


Casa de Chico XavierRua Pedro J. Silva, 64

Divulga��o
Nessa casa Chico Xavier morou at� se mudar para Uberaba
Aberta ao p�blico no dia 2 de abril de 2006, data em que o m�dium completaria 96 anos, essa foi a casa em que ele morou com a fam�lia at� se mudar para Uberaba, no final dos anos 1950. A visita��o pode ser feita de segunda a s�bado, das 8 �s 12h, e das 14 �s 18h.

Memorial do Centro Esp�rita Luiz Gonzaga
Rua S�o Sebasti�o, 96

Divulga��o
Centro esp�rita funciona na casa em que o m�dium nasceu
Rec�m-inaugurado e erguido no mesmo terreno onde ficava a casa onde Chico Xavier viveu por quase 50 anos em Pedro Leopoldo, o memorial tem 32 quadros em �leo sobre tela contando sua trajet�ria. No local funciona o Centro Esp�rita Luiz Gonzaga. No quarto em que Chico Xavier nasceu fica a sala de passes.

A�ude do Cap�o

Fica ao lado do bairro S�o Geraldo.

Divulga��o
Na regi�o do A�ude do Cap�o, Chico Xavier se refugiava aos domingos
� beira desse a�ude, em 1931, Chico Xavier teve a experi�ncia que o marcaria para o resto da vida. Foi l� que ele teria visto e conversado com o mentor espiritual Emmanuel. Al�m disso, o Cap�o era o ref�gio do m�dium aos domingos, onde ele costumava passar horas lendo livros. No lugar ser� constru�do o Memorial Chico Xavier, ainda sem data de inaugura��o. Enquanto isso n�o acontece, o local segue abandonado, com a �gua do a�ude polu�da. Apesar disso, muitas pessoas o visitam.

Pra�a Chico Xavier Rua Doutor Cristiano Otoni, 555 � Centro

Divulga��o
A pra�a foi batizada com o nome de Chico Xavier em 1980
A cidade homenageou o filho ilustre da cidade ainda em vida, em 1980, batizando a pra�a - tamb�m conhecida como Pra�a da Prefeitura -, com seu nome. Foi a primeira homenagem p�blica de Pedro Leopoldo a Chico Xavier. Vinte anos depois, a pra�a foi restaurada e, em 2004, ap�s a morte do m�dium, ela foi ornamentada com o seu busto.
Fazenda ModeloAvenida Dr. R�mulo Joviano, s/n

Divulga��o
Na Fazenda Modelo, Chico Xavier iniciou a carreira de escritur�rio
Instalada em 1918, pelo Governo Federal, a Fazenda Modelo nasceu com o objetivo de fomentar a agropecu�ria da regi�o. Chico Xavier trabalhou ali como escritur�rio entre 1930 at� o final dos anos 1950. Um projeto da Universidade Federal de Minas Gerais prev� a revitaliza��o da fazenda, incluindo a casa de Chico Xavier e a cria��o de um museu para preservar sua mem�ria.

Mostra Permanente Unimed � Arquivo Geraldo Le�o

Rua Comendador Ant�nio Alves, pr�dio da Unimed, centro.

Divulga��o
Memorialista Geraldo Le�o guarda acervo sobre o m�dium
Em uma parceria com a empresa de plano de sa�de, foi criado na cidade um espa�o para expor parte do material dispon�vel sobre Chico Xavier pertencente ao memorialista Geraldo Le�o. O acervo � composto por documentos, fotos e cartas.

Escola Estadual S�o Jos�
Rua Herbster, 160

Divulga��o
Escola S�o Jos�, onde Chico Xavier estudou at� a 4� s�rie
Chico Xavier estudou nessa escola at� a 4� s�rie, entre 1919 e 1923, quando ela se chamava Grupo Escolar de Pedro Leopoldo. Vale uma passadinha por l�, pelo menos para tirar uma foto da fachada.‎

Onde ficar:
- Castilho Hotel: (31) 3661-1149.
- Tupygu� Palace Hotel: (31) 3662-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário